quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Semeador

A Explicação da parábola do semeador
Mt 13.3-23, Mc 4.2-20, Lc 8.5-15
Os motivos e objetivos da parábola.

Estudando entendi que, assim como em muitos grupos filosóficos e/ou religiosos, Jesus ensinava, me alguns casos, em termos de simbolismos, o que é claro no caso das parábolas, alegorias que apesar de existirem no Antigo testamento, foram utilizadas especialmente por Ele (Jesus) para ensinar quando se dirigia às multidões.
A parábola do semeador nos chama a atenção de forma especial por ser a primeira a aparecer nos evangelhos, ou seja, a primeira a ser noticiada como tendo sido utilizada por Jesus em seus ensinamentos sobre os Mistérios do Reino dos Céus (Mt 13-11) ou o Mistério do Reino de Deus (Mc 4.11) mas, o que vamos de forma clara reconhecer neste estudo é a intenção de se passar uma mensagem múltipla, ou seja, que encerrasse em si mesma duas ou mais informações. Logo após ter ensinado através da parábola do semeador foi interrogado a respeito da mesma por seus discípulos: "- Por que lhes falas por parábolas?" (Mt 13-10)*. Ao que respondeu (Mc 4-12)**:

"- Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados." (Almeida Corrigida e Revisada Fiel).
"- Para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles." (Almeida Revista e Atualizada).
"- Para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam, para que não suceda que se convertam e sejam perdoados." (Sociedade Bíblica Britânica).
"- Desse modo, eles olham sem ver, escutam sem entender, sem que se convertam e lhes seja perdoado." (Católica).
Qual seria o motivo que levaria Jesus a ensinar algo para que não entendessem?
Para conpreendermos isto devemos nos reportar às afirmações que Ele fez sobre si mesmo: "- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (Jo 14.6). Isso indica que a prática espiritual apresentada por Jesus era uma prática dinâmica, algo que levasse, mediante uma caminha, ou progressão gradual, a outro lugar ou estado. Logo percebemos que entre a multidão que o seguia alguns estavam apenas passando e por curiosidade por ali de detiveram alguns instantes, muitos eram recém chegados, e outros já o seguiam por mais tempo, este é o motivo deste tipo de ensinamento, a diferença de nível entre a audiência.
Lançando mão da parábola Jesus conseguia instruir os mais "antigos na fé", ao mesmos tempo em que convocava os "mais novos" a caminhar por seus caminhos de forma dinâmica e diligente, seu objetivo era por em movimento tanto os de "dentro" como os de "fora"***.
* No Evangelho de Marcos diz-se apenas: "interrogaram a respeito da palavra".
** Nos Evangelhos de Mateus e Lucas a resposta aparece um pouco diferente, mas prevalece a idéia de que Jesus tinha um ensinamento diferente para os de "dentro" e os de "fora".
*** Divisão estabelecida claramente por Jesus no Evangelho de Marcos cap. 4, versículo 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos obvios as postagens serão moderadas evitando assim ataques às pessoas que generosamente se ofereceram para nos ajudar na busca do conhecimento.

Grato pela compreenção.