domingo, 31 de janeiro de 2010

Simbolismo e Psicologia.

Otem estive pensando sobre os altares domésticos, lebra ? Aquele altar, oratório, que se usava antigamente nas residências. Ficou muito conhecido e estereotipado como coisa de católico mas, é largamente empregado por inumeras religiões e sociedades. E de acordo com as ultimas conclusões (minhas, particulares) é algo bom e muito interessante.
Explico:
1º - Conhece a ti mesmo. Essa é uma frase largamente utilizada, alguns irmãos da minha Igreja (Batista) me garantem, violentamente, como que querendo me forçar a aceitar seus pontos de vista, que o homem não pode conhecer a si próprio e, que só Deus teria esse poder. Bom, eu discordo e, deixo a cada um seu ponto de vista mas, se estivermos corretos em acreditar que podemos nos conhecer então, podemos usar este conhecimento de nós mesmos pra conseguir maior comunhão com Deus, o que nos leva ao segundo tópico;
2º - Uma reação psicológica é o que estamos tentando criar. Através dos símbolos dispostos em um altar em nossa casa criamos um local que, para nós, torna-se sagrado. Sabemos que não precisamos dele, o altar, mas nos beneficiamos muito de sua presença simbólica em nossa casa. Nossa intenção é criar a mesma reação que temos ao entrar em um templo que, afinal, nada mais é que um símbolo do onipresente (veja a postagem anterior).
3º - Constância é mais uma vantagem que conseguimos, isso porque estando esse altar montado em nossa casa nos deparamos com ele várias vezes por dia, isso nos tráz a lembraça da necessidade de estreitarmos os laços com Deus e, nos põe numa atitude de atenção com nossa vida.

Acreditem, fiz um teste, montei um altar em minha própria casa, foi uma experiência incrível, recomendo.

Um comentário:

  1. Perfeito Michel!
    Acredito, assim como você no poder do simbolismo em nosso psicológico! Em minha casa tenho também o meu altar (bem simples), onde ponho em prática minhas meditações. Funciona!

    ResponderExcluir

Por motivos obvios as postagens serão moderadas evitando assim ataques às pessoas que generosamente se ofereceram para nos ajudar na busca do conhecimento.

Grato pela compreenção.