sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Natal

Irmãos e irmãs vamos hoje discorrer brevemente sobre o natal, essa festa tão querida e aguardada, principalmente pelas crianças.
O natal tem origem se não inexata, ao menos mal compreendida. Segundo a narrativa bíblica, contida no evangelho de lucas, ao nascer Jesus foi posto numa manjedoura porque não havia lugar para ele e sues pais na estalagem (Lc 2.7) e, ainda segundo a narrativa bíblica, haviam pastores que, com seus rebanhos no campo, guardavam a vigília da noite; no evangelho de Mateus o exato momento do nascimento é desprezado, visto que em sua primeira aparição nessa narração, Jesus está em casa quando chegam os Magos e adorando-o lhe oferecem presentes (Mt 2.11); tal qual aconteceu no evangelho de Marcos, que já apresenta Jesus no início de seu Ministério, sendo batizado por João Batista (Mc 1.9); igualmente, no evangelho de João não há menção alguma a este momento impar, tendo Jesus sua primeira aparição quando João Batista o vê vindo até ele e diz: "- Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." De todas essas passagens a única que nos dá uma pista do momento natalício do Senhor é a contida no texto do evangelista Lucas, em seu documento podemos depositar relativa confiança já que este (Lucas) era médico e muito criterioso em sua pesquisa.
Conforme amplamente divulgado, segundo o que está registrado pelo evangelista, o nascimento de Jesus não pode ter ocorrido em dezembro, época posteriormente adotada pela cristandade para comemorar seu nascimento. E qual é a importância dessas informações na vida prática do homem ou mulher que deseja seguir conforme os desígnios do Deus Eterno? É importante perceber que a dureza de pensamento engessa a vida e o espírito, tornando-nos desagradáveis e tolidos, ao contrário daquilo que Jesus ensinou em palavras e atos.
Durante os próximos dias iremos tratar de assuntos relacionados à época do Natal.
A Paz !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos obvios as postagens serão moderadas evitando assim ataques às pessoas que generosamente se ofereceram para nos ajudar na busca do conhecimento.

Grato pela compreenção.